Review emocional ou whatever: o fim de Harry Potter.


O post de hoje deveria ser o do Anime Uai, mas vai ter que ser adiado pra semana que vem por um forte motivo: o fim de HP, que assisti no cinema na semana passada, antes do evento, então acho mais justo falar dele aqui primeiro.
Primeiro devo dizer que olha, só tô colocando como review porque é um filme que eu vi e quero comentar, mas não necessariamente vou dar um resumo do que ele é ou avaliar friamente como se fosse qualquer filme. Isso aqui é escrito por uma fã, pra outros fãs, então quem não entende de HP não vai entender nada disso aqui, e além disso tá cheio de spoilers, já aviso. É um post como o sobre o final de Lost, coisa de fã, cheio de conclusões, spoilers, desabafo e chororô.

Fiquei triste de não ter ido na estréia, e no dia que eu fui, fui correndo achando que seria a última sessão, mas depois mudaram de idéia e colocaram o filme em cartaz mais uma semana. ¬¬
Lógico que li todos os livros, lógico que vi todos os filmes, tenho os dvds, pôster emoldurado na madeira pendurado no quarto e dou no mínimo um tiro em quem falar mal de HP na minha frente. Eu odiava HP, sabe, há anos e anos atrás, quando começou a fazer sucesso; comecei a ver os filmes, achei legaizinhos, e depois que li os livros aí cabou mermão, apaixonei. Não posso dizer que é minha série de livros preferida porque esse posto é ocupado perpetuamente por As Brumas de Avalon, mas tá na lista de livros preferidos com certeza.
Meu filme preferido é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, assim como o livro. Os outros também são bons mas tenho um carinho especial por ele porque foi a partir desse filme que fiquei fissurada de vez por toda a história. Chorei muito quando o Sirius (um dos meus favoritos em HP) morreu, livros depois. Chorei demais quando o Dumbledore morreu, mais depois ainda - pequena pausa pra contar como foi: descobri isso com a péssima mania que tenho de folhear livros antes de lê-los, pra sentir o "gostinho" do que me aguarda; já sabia que um personagem importante morreria mas não sabia quem, e então eis que folheio e leio algo como: "blá blá blá o túmulo de mármore branco de Dumbledore". E eu pra mim mesma: "Wtf... MORRE DIABO." *se espanca até desmaiar* - fim da pausa. Depois veio a morte da Edwiges (Harry puto, ficou muito insensível no filme, como se tivesse morrido qualquer coisa com a qual ele nem tinha ligação né), a do Dobby, e eu choraava cada vez mais, como não chorar minha gente?! D:

Ao longo da série a coisa ia ficando mais tensa e eu chorando mais e mais nos livros. No último HP e As Relíquias da Morte, chorei galõõõões, era tanta gente querida morrendo... ._. LUPIN, ATÉ TU?! E a morte do Snape, a história dele com a Lilian, Deus do céu, O QUE FOI AQUILO?! D8 Eu nunca tive certeza absoluta de que ele fosse mau de verdade mesmo, que personagem incrível J.K.! >_<
MAS WAIT, apesar do fim dos livros e o chororô, ainda tinham os filmes, HP e A Ordem da Fênix tinha sido o último a estrear se não me engano, então ainda faltavam mais dois, três se fossem dividir o último livro, como fizeram. Esperar o lançamento dos filmes se tornou um ótimo engodo pra adiar a tristeza pelo fim definitivo, mascarar a dor por uma coisa tão boa e que amamos tanto ter, infelizmente acabado. Ainda tínhamos anos pra fingir que não acabou, pra ver o livro virar filme e as coisas que líamos ganharem vida...
Mas agora o engodo acabou, e aí? Depois do fim de Lost, minha série favorita perpetuamente, ter arrasado minha vida, E AGORA MUNDO??? ACABOU HARRY POTTER, ACABOU MESMO.

Só de escrever aqui já começo a chorar de novo, porque né, ninguém queria, mas acabou. A J.K. poderia, sei lá, continuar escrevendo, não ter parado no 7° livro, ter continuado a série pra dar, sei lá, 9, 11, 13 livros, qualquer outro número ímpar maior que 7. 7 é muito pouco, é muito curto, é muito ruim.
Devia ter levado uma caixinha de lenços, sabia que ia precisar. Na metade do filme praticamente, quando os professores lançam os feitiços pra proteger Hogwarts, eu já comecei a chorar, e aí contar as outras cenas onde eu abri o berreiro é difícil, foram muitas, e acredito que com outras pessoas ocorreu o mesmo.
Puxei os gritos e/ou palmas de comemoração em várias cenas, inclusive QUANDO A VADIA DESGRAÇADA VAGABUNDA INFELIZ da Bellatrix morre. Caramba, como eu odeio aquela desgraçada. COMO TEM GENTE QUE GOSTA E FAZ COSPLAY DELA, ALGUÉM MISPLICA?! Mas cof, voltando, quando ela morreu, quando o Harry pula do colo do Hagrid puxei as palmas, e depois quando o Voldemort morreu foi O momento do filme, a hora que todo mundo queria ver, então ninguém, nem eu, deu um pio, foi estranho o momento, hehe. Mas também quando mostra Fred morto e os Weasley chorando por ele chorei junto, quando aparecem Lupin e Tonks mortos também. Na cena do Harry na Floresta Negra, ainda à noite, quando seus pais, Sirius e Lupin aparecem pra ele e dizem que nunca o deixarão, que ficarão com ele até o final, foi lindo, oh God, como foi lindo, desabei.
Mas acredito que de todas as cenas, uma das que mais me marcou, não só pelo conteúdo mas por ter sido lindamente bem-feita, foi a sequência onde Harry vê os pensamentos de Snape na penseira. De uma sensibilidade impressionante, muito bem feita, muito tudo. Quem não ficou com raiva do James (ou Tiago aqui no Brasil, wtf, pra quê isso véio?), pai do Harry, naquela hora, QUEM? E da Lilian também, de certa maneira, sei lá. Que Snape criança mais fofo que arrumaram, adorei. Mas depois, wtf aquele ator que colocaram pra ser ele adulto mas mais novo? Podiam ter hm, rejuvenescido o lindo do Alan Rickman, não tinha como? A outra cena linda foi a do Harry, Rony e Hermione, juntos, em frente à Hogwarts destruída. Pensei nos primeiros livros e filmes, onde sempre terminavam juntos, e é triste saber que foi, sei lá, a última vez do trio em ação.
Na hora em que dá "19 anos depois" pra mostrar a galere crescida e com a prole, uns meninos otários que estavam sentados um pouco à minha frente berraram "ah, vai mostrar os filhinhos deles", daí respondi alto: "haha ninguém sabe né?!" e o resto do pessoal do cinema rachou de rir. Mas cara, fiquei puta, tenho certeza de que tinha gente ali que nãão, não sabia desse detalhe MESMO. Mas de qualquer forma, foi uma cena bonita, mas detesto o Harry com a pata sonsa da Gina. E aqui gente, o envelhecimento de todos os atores deu certo, mas a Bonnie Wright ficou com a mesma cara, acredito que seja porque ela já tem uma cara meio de velha, então não fez diferença, hm. E ah, os gifs abaixo vi no Tumblr.

Eu durante o filme: 

No fim do filme: 

E o único pensamento que nos passa pela cabeça depois que ele acabou: 

Catatonia durante e pós-filme:


Então é isso, estou escrevendo esse post e chorando, comofas? É triste constatar que algo que a gente ama tanto acabou, é triste e difícil. Saí meio catatônica do cinema, chorando e demorou pra cair a ficha. Na verdade, acho que não caiu até hoje, assim como com Lost, e vai demorar pra cair. Mas né, se ela cair, ainda temos os livros e os filmes pra fazê-la subir de novo, se servir de consolo.
E ah, puxei as palmas no final. Era o mínimo que eu poderia fazer. Mesmo que batesse palmas sozinha, não ia ligar. Elas são uma fração pequena, muito pequena, da minha tristeza e do quanto eu fico agradecida à J.K. por ela ter nos dado algo pra acompanhar, amar e crescer junto conosco todos esses anos.
Pra engrossar o coro: HARRY POTTER NUNCA VAI ACABAR!



Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Acho que eu fui uma das únicas pessoas que não ficou naquela depressão imensa com o último filme de HP. Pra mim, a série já tinha mesmo com o lançamento do último livro, quando eu pensei: "Caraca, nunca mais vai ter aquela agonia de esperar pelo próximo liro para saber o que vai acontecer."
    Mas foi bom mesmo assim. HP3 também é o meu livro/filme preferido e, embora eu nunca tenha chorado em nenhum dos livros/filmes, me acabei em lágrimas com os momentos finais do Snape e as memórias dele. Alan Rickman. ♥

    Harry Potter até o fim!

    ResponderExcluir
  2. Jun, comecei a ler o post, mas quando chegou no momento que você avisa sobre os spoilers, parei. {Obrigada por avisar. (: }. É que ainda não assisti ao filme, e apesar de saber o que irá acontecer devido o fato de eu ter lido os livros, não quero estragar as pequenas surpresas e toda a emoção do fim da saga no cinema.
    Assim que assistir volto aqui para ler sua opinião.

    p.s: Obrigada pelo "Feliz (desa)aniversário" lá no blog. (:

    Bisous.

    ResponderExcluir
  3. oi, obrigada pelo comentário.
    postei sobre isso lá no blog esses dias.

    http://nickysplan.blogspot.com/2011/07/que-nem-sessao-da-tarde.html

    beeeijo

    ResponderExcluir
  4. Eu não conheço muito HP, nunca li nenhum livro nem assisti nenhum filmes, maaaas eu sei bem como é esse sentimento de final de série )': Já tô começando a sentir o fim de Twilight ♥ Eu amo esse gifs que tu coloca nos textos *-*

    ResponderExcluir
  5. posso por um [2] em todo o post? :')
    eu senti exatamente TUDO o q vc descreveu... toda a tristeza, o choro, a saudade... o fim mexeu demais comigo, entrei em crise de pânico quando sai do cinema, pq acabou. não tem mais. era o fim.
    agora com o pottermore dá pra aproveitar um pouco mais, mas, ainda assim, não é a mesma coisa... a ideia de que não vou sentir aquela ansiedade antes da publicação de um livro é tão angustiante.... =/

    ResponderExcluir
  6. Eu dei Graças a Deus que acabou, não aguentava mais todo mundo falando de HP rs Mas entendo como é triste, quando algo que você gosta muito acaba :/
    Beijos.
    http://verboprocrastinar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. TEW LINKEI MUIÉR, agor anão reclame mais. u.o
    Desculpe não comentar seu blog, minha vida anda tão catastrófica que só por Deus. @_@

    Sua páginas de parceiros está cheia de blogs owneds e estilosos, só dá o meu "otaku" ali no meio. :0 que deprê!

    Enfim, eu já disse que tá tudo muito lindo aqui, né? Invejei.

    Eu não mentirei, não li o post inteiro. :x Mas eu vi o último filme e, hellyeah, foi epicamente emocionante. u.u/ No final, eu estava esperando "ela" dizer pro Snape "ele é seu filho", naquele emaranhado de cenas que tem ali. xDD Minha amiga disse a mesma coisa, hsauashas!

    Anyway, manteremos contado, mujer! I'm missing you this much. \________;w;________/

    ResponderExcluir
  8. Eu estou começando a pensar SERIAMENTE que eu sou a única pessoa que não gosta de Harry Potter nesse mundo haushsu
    Nada contra, nem vivo atacando os fãs, apenas nunca me seduziu.
    E olha que eu tentei desde criança ;p
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Tem meme pra você lá no blog, Jun ♥

    ResponderExcluir
  10. Awn eu não fui a única que fez um post dedicado a HP *-* que emoção!
    Aliás eu fiquei P da vida porque NINGUÉM comentou xD se quiser ler depois http://naruxinha.blogspot.com/2011/07/marco-historico-harry-potter.html
    Parece que não só pra mim, mas pra todo mundo foi mágico desse jeito. Mágico, perfeito! Eu odeio quem odeia HP porque não entende toda a história e a magia que a incrível JK conseguiu colocar no papel pra salvar a vida dos filhos! É simplesmente fantástica, e mais ainda essa mobilização do mundo inteiro para correr atrás dos livros e dos filmes na medida em que eram lançados...
    Ah eu tenho um comentário a fazer... Oo por que a Tonks apareceu morta se ela não morreu no livro? Ou será que eu estou louca?! Faz muitos anos que eu li mas eu ACHO que ela estava grávida e não morreu, daí não entendi x_x e realmente, como você, a cena preferida foi a da penseira... Apesar do filme inteiro eu estar a mil, e adorar a cena em que a professora Minerva McGonagall diz que vai proteger Hogwarts com a sua vida >< é tãããão emocionante! Ai, quero ver de novo... (delirando aqui)
    \o/ Arranjei uma amiga que adora celtas, harry potter, anime, as brumas de avalon... Poxa, posso morrer feliz agora. x}

    ResponderExcluir
  11. Eeeeh, atualizando comentários aqui! o/
    Realmente, esse filme foi triste, foi lindo, foi tudo.
    Deu vontade de chorar de novo só de ler seu post. :(
    Acho q a cena das memórias do Snape foi a melhor, foi aí q eu comecei a chorar MESMO, mas o filme inteiro foi muito, muito bom.
    Ah, e eu tb fiquei sabendo da morte do Dumbledore antes de ler o livro de um jeito muito idiota (minha amiga simplesmente virou e falou: "Só não gostei desse livro pq o Dumbledore morre". WTF??)
    E concordo com o q vc disse sobre a morte da Edwiges no filme, ficou tipo: "hã?? Só isso??" e eu chorei tanto no livro!
    Enfim, Harry Potter forever *-*
    Beijos

    ResponderExcluir

© KURONEKO - 2015 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | CRIADO POR YASMIN BERARDINELLI