Review: Thor

Filme baseado nos quadrinhos da Marvel. Thor estava prestes a receber o comando de Asgard das mãos de seu pai Odin quando forças inimigas quebraram um acordo de paz. Disposto a se vingar do ocorrido, o jovem guerreiro desobedece as ordens do rei e quase dá início a uma nova guerra entre os reinos. Enfurecido com a atitude do filho e herdeiro, Odin retira seus poderes e o expulsa para a Terra. Lá, Thor acaba conhecendo a cientista Jane Foster e precisa recuperar seu martelo, enquanto seu irmão Loki elabora um plano para assumir o poder. Mas os guerreiros do Deus do Trovão fazem a mesma viagem para buscar o amigo e impedir que isso aconteça. Só que eles não vieram sozinhos e o inimigo está presente para uma batalha que está apenas começando. Ano: 2011





Então né meus caros, review atrasada por bons motivos. Moro numa cidade-buraco, e se o cinema não vai até mim, quando eu preciso eu vou até o cinema. Nunca fui tão fã de quadrinhos (de super-heróis) norte-americanos, sempre preferi os mangás, mas de tempos pra cá, minha opinião vem mudando (principalmente com as hqs de Star Wars e as Vertigo e o Neil Gaiman, que eu já gostava muito há muito tempo). E por isso queria ver Thor. Adoro mitologia, mesmo a nórdica não sendo, de forma alguma, minha preferida, mas imaginei que ela, maaais um filme bom da Marvel não sairia nada mal, de modo que na sexta passada, dia 3,  fui até a cidade mais próxima com cinema assistir ao filme com meu pai. Fica a cerca de 1h e pouca daqui. Tem vários lugares legais pra se comprar e comer coisas, então passei um fds ótimo. Comprei hqs e mangás até não aguentar mais nas bancas (porque, repetindo, moro num buraco e nada que presta chega aqui), comi até não aguentar mais e comprei várias cousas legais (no próximo post falo delas todas). Primeiro, só avisando, review livre de spoilers, então leia sem medo! :)

Bem, não é querendo ser otimista nem nada, mas como eu disse, fui pro cinema já esperando um bom filme. E isso é perigoso, porque se não gostasse o susto seria muito maior do que simplesmente ter ido sem esperar nada de bom e me surpreender com um puta filme, já que não conhecia nada das hq's de Thor. A questão é que eu comecei a gostar desde o início.


Nele, as cenas se alternam entre Midgard (a Terra) e Asgard, o reino dos deuses.  Lógico que durante todo o filme, as melhores cenas são em Asgard, lógico. As cenas do Thor já na Terra não eram tão legais como as outras (por pouco), mas com um elementozinho de comédia típico desses filmes muito bem calculado, dado o gênio do deus do trovão no início. Falando nele, é notável que Chris Hemsworth está se divertindo MUITO (e atuando muito bem) encarnando o Thor, e isso, lógico, te faz gostar mais do filme, porque é notável quando um ator está à vontade na pele de um personagem de quando ele não está. E além de tudo, Chris ficou lindo de Thor, ai ai. Fangirls, se segurem!




Tom Hiddleston, que faz Loki, o irmão de Thor, é bem bonitinho também, mas Thor é mais, hoho. Estranho que Loki, nesse filme, não me soou tão mauzão como o Loki dos quadrinhos parece ser. Ele ficou meio dramático, ambíguo, cada hora faz uma coisa e você não sabe muito bem o que pensar. Isso fica bom em se tratando de um filme original com personagens inéditos, então talvez se tivessem colocado um Loki seguindo um pouco mais o personagem, ficaria melhor. Mas eu não tenho do que reclamar, ainda não comecei a ler os quadrinhos, então pra mim, que não conheço totalmente os personagens e a história, deu pra sacar bastante coisa e me pareceu bem fiel.


Quem também chama a atenção é Odin, vivido por ninguém mais ninguém menos que Anthony Hopkins, nosso querido Hannibal Lecter. Não ficou com cara de mau, nem ficou com cara de Papai Noel fazendo Odin, e isso foi o que deu o tom certíssimo, porque ele está impecável no papel.
Vejam só, até da enjoadinha da Natalie Portman eu gostei! :o Quer dizer, também gosto dela como Ann Boleyin em A Outra, mas é só, ela de Padmé é bem enjoadinha. Mas talvez isso seja mal das personagens, porque como Jane Foster, a cientista "namoradinha" de Thor (wtf, nas hqs ela é enfermeira...) que o ajuda quando ele cai em Midgard, ela está simpática, engraçada e esperta, nada da sonseira de outros papéis onde já a vi (só avisando, não, não vi Cisne Negro ainda, mas ele tá aqui em casa no aguardo).
Outra parte legal também são Lady Sif e os três guerreiros (Fandral [que é lindo também, hoho], Hogun e Volstagg), os amigos que vão à Midgard resgatar Thor. Na cena, um agente da S.H.I.E.L.D. quando os vê diz: "Xena, o Jackie Chan e o Robin Hood estão chegando". São carismáticos (e como não poderiam ser?), e Lady Sif detona muuuuuuuito, é uma kick-ass das grandes, isso porque ainda não li a hq (mas comprei uma edição com coletânea de histórias antigas, haha \o/). Mas que que fique claro, sou MIL VEZES Thor com Sif do que Thor com Jane, não tem nem comparação.


E, quando penso nesse filme, a primeira coisa que me vem à mente é que ele é MUITO bonito. Fiquei deslumbrada com o figurino dos asgardianos, que realmente é uma coisa linda demás, além dos efeitos, que deram conta de fazer uma Asgard dourada e reluzente, com o brilho do cosmos ao fundo. Tão tão tão linda... :< A ponte Bifrost, que liga Asgard à Terra, é um espetáculo á parte, toda transparente com aquela cintilância furta-cor e tudo mais, com aquele mar embaixo, é tudo muito lindo. ;-;  E ah, a armadura de Heimdall, o guardião da ponte, me lembrou MUITO a do Shura de CdZ (Cavaleiro de Ouro de Capricórnio, só situando pra quem não sabe) uhahua, com aquela espada ainda por cima.




Atenção pra esse icon à direita: tenho o pôster dessa ilustração na revista oficial do filme e é LINDO. *cries* Mas enfim, os únicos pontos que tenho a reclamar é que senti falta do elmo do Thor. A roupa estilizada é muito bonita e ainda assim, pelo que vi, se manteve fiel à original, mas evebáre usa elmo nesse filme... Loki (o dele ficou bem fiel e é engraçado, haha), Odin, Heimdall, WHY Thor quase não usa? Pra diferenciá-lo dos outros ou porque realmente não ficaria bom? Não sei, mas teria sido legal vê-lo usando mais do que na cena onde ele quase é coroado rei de Asgard. E outra coisa que me irritou foi que, não só no Mjolnir, o martelo de Thor, como em vários outros locais pelo filme, aparece o triqueta, erroneamente chamado de "triskele", que é uma outra coisa. Bem, sabemos que a arte celta e a viking são muito parecidas no sentido de que gostam de traçados, contornos e ramos entrelaçados, mas o triqueta é sabidamente celta. O que posso deduzir dessa escolha do triqueta celta pro martelo de um deus viking é que, quando os nórdicos desceram e invadiram países de raízes celtas, como a Irlanda, quando os próprios celtas já estavam  praticamente extintos, lá por 1000 d.C. ou um pouco menos, mas não seus descendentes e sua cultura, o que deve ter ocorrido é uma assimilação viking de símbolos celtas, porque sei que os nórdicos usavam bem raramente o triskele também, além do triqueta. OU a produção do filme, figuração, ou seja lá qual parte tenha sido responsável pelo triqueta num martelo viking, tenha passado batido por todo esse histórico dos símbolos e simplesmente pegou o primeiro símbolo pagão europeu que achou no Google e colocou no martelo, pra dar "um peso" maior e achando que iria enganar os espectadores desavisados. Mas RÁ, pra cima de mim não, jacaré! D:


Enfim, excetuando isso, e o fato de às vezes tudo acontecer meio que apressadamente, o filme é realmente ÓTIMO. Mal vejo a hora de sair em dvd, duplo de preferência, pra eu poder ter, porque um filme desses merece.

Outra coisa que merece ser destacada são as várias referências feitas aos futuros Avengers (ou Vingadores), como quando citam Tony Stark; há também uma cena longa introduzindo Hawkeye, ou Gavião Arqueiro (que eu demoreeeeeeeeeei pra sacar *sonsa*), a cena final, dentre outras coisas que vão sendo apresentadas lentamente pro público que não conhece ir se familiarizando.
A Marvel tá toda cheia de dedos com os galãs e galoas (WTF UHEWUHAUHA) dos Avengers, haha. Então fico no aguardo impacientíssimo pro Capitão América, e pra em 2012, fiiiinalmente, The Avengers. Porque admito, posso não ter lido as hqs ainda, mas os filmes são MUITO bons. E partindo do pressuposto de que o original quase sempre melhor que a adaptação, tô mais do que maluca pra ler as hqs.

Nota:

Enfim, pra finalizar então, quatro dicas:
Vejam o filme.
Esperem até o final dos créditos (não aqueles créditos bonitos e enfeitados, e sim os com a tela preta e a letrinha miúda que duram uma eternidade; vale a pena! Como eu disse acima, é a cena final onde é feita a ligação pro próximo filme)
VEJAM O FILME, CARAMBAAAAAAAAAA! *histérica*  
E a última:
 

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Oi Jun!
    então, eu vi seu comentario e seu tweet sim ^^ Huahua acho que não avisei, mas eu cheguei a vir aqui e vi meu button sim... Mas por algum motivo acabei não att minha pagina com o seu!
    Vou colocar la agora mesmo!
    Eu conheço nada de Thor mas costumo gostar dessas coisas de mitologia (?) e ainda verei esse filme!

    bjsss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Espero ver Capitão América ANSIOSAMENTE... Vc vem comigo?

    ResponderExcluir
  3. E aí, nena, tudo bem????
    *-*
    Eu confesso que não gostei do ator no papel de Thor! Também não conheço muito sobre Thor mas gosto de Marvel, histórias em quadrinhos (mas só em filmes também, não leio HQ's).
    Acho que o filme já não está nem no cinema, acho que vou baixar, hehehehe!

    Ótima dica e que post imenso né??? ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jun!
    Eu assisti Thor no cinema. Fui esperando ver outra coisa, mas, na falta, Thor me chamou.
    Não esperava muito. Na verdade, imaginava que seria mais um daqueles filmes de super heróis... Eu não sabia nada sobre o personagem, nunca fui fã de quadrinhos... Enfim, eu gostei!
    Só o que me desagradou foi aquele final: se não tiver sequência... Ai! O negócio não vai prestar!!

    Abração.
    Jonathan Henrique

    ResponderExcluir
  5. Ótima review!
    Eu não tava com muita vontade de ver esse filme, p/ ser sincera, pq nunca liguei muito pro Thor, mas tem bastante gente falando bem, e parece ser tão divertido e bem-feitinho... talvez eu não consiga pegar no cinema, mas certamente terá sua chance em DVD ;)
    E eu PRECISO ler mais HQ's, faz anos q tenho deixado essa arte meio abandonada (e, wow, quanto mais eu passo tempo na blogosfera, mais me deparo com situações em q escrevo "eu PRECISO" O.o).
    Jun, SÓ pq vc falou q é bom, estou considerando dar uma chance a Os Vampiros que se Mordam, imagino q seja mesmo melhor q o original hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse ator é lindo MSM! Vi o filme e fiquei babando, kkk... Adoro loiros! =)
    E mto lindo seu blog viu!

    ResponderExcluir
  7. ah o filme parece bom mesmo... mas ultimamente eu não tenho me atraído tanto por filmes desse tipo. Normalmente eu gosto, mas depende do meu estado de espírito também. Fora que é capaz de eu me sentir meio poser caso goste, porque ao contrário de você, eu nem leio quadrinhos americanos... não gosto do traço, prefiro muito mais os mangás.
    ótima resenha Jun-san ^^
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Adorei o review! Assisti Thor no cinema por aqui e gostei também... adoro super heróis, mas não leio muitas HQs, até gostaria, mas até pegar o fio da meada, haha...

    ResponderExcluir
  9. Eu quero ver esse filme, mas aqui em Sampa já até saiu de cartaz. Vou ter que esperar sair em DVD.

    Eu amo Anthony Hopkins, e sou muito fã de Hannibal. Concordo com você, ele ficou com cara de papai noel em Thor hehehe.

    A fotografia do filme é realmente linda. Os cenários são de encher os olhos. Enfim, quero muito assistir Thor!!!!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  10. AMOOOOOOOOOOO! Esse filme me fez ter taquicardia e ataque de ansiedade...
    #queroessehomempelamordijesuis

    ResponderExcluir

© KURONEKO - 2015 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | CRIADO POR YASMIN BERARDINELLI